Crise e oportunidade no setor agropecuário

Crise e oportunidade no setor agropecuário

Nenhum setor da economia brasileira está livre de enfrentar dificuldades. Crises globais, pandemias, novos competidores, problemas ambientais e, até mesmo, operações policiais são uma constante nas manchetes dos jornais. Num mundo cada vez mais exigente, globalizado e informado, a maior virtude de uma empresa é a sua reputação.

A agropecuária brasileira tem se mostrado o setor mais pujante de nossa economia, mesmo em momentos de crises severas como as que o mundo vem enfrentando nos últimos 15 anos. Entretanto, apesar desse histórico de resiliência e sucesso, não é possível dormir no ponto.

Essa história de sucesso se deve à busca constante pelo setor por novas tecnologias, eficiência e profissionalização. Entretanto, mesmo diante desse histórico, vimos diversas grandes empresas desaparecerem ou se tornarem pouco significativas devido a escândalos e perda de reputação.

Ninguém quer ter seu nome envolvido em escândalos como os revelados pelas operações Lava Jato e Carne Fraca, só para dar dois exemplos. Não fosse somente isso, cada vez mais os grandes centros consumidores exigem, além de preço e qualidade, a garantia de que aquilo que importam seja produzido de modo ético e responsável.

E quem não quer isso? Ser correto é o fundamento de nossa vida, especialmente para a grande família do setor agropecuário.

A moderna administração dos negócios requer programas de conformidade eficientes, que consigam evitar o risco de envolvimento em problemas com consumidores, mas também com órgãos reguladores, Polícia, Ministério Público e Justiça.

Além disso, o mercado financeiro exige também, e cada vez mais, uma governança moderna das empresas, com programas de conformidade econômicos e autogerenciáveis adequados aos riscos efetivos que o negócio enfrenta.

Não adianta resistir a isso, pois o novo sempre vem, como diz a canção. Estar atento ao mercado e às novas exigências dos consumidores é essencial para o sucesso. O compliance torna-se assim um parceiro nessa luta incessante que é a atividade empresarial.

Contar com equipes bem formadas, programas eficientes, mas econômicos, treinamentos adequados vão dar tranquilidade para as empresas e permitir que seus administradores foquem na busca de negócios e oportunidades.

Sem comentarios

Sorry, the comment form is closed at this time.